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terça-feira, 31 de julho de 2012

"Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina." Henry Adams

domingo, 29 de julho de 2012

Leitura

Poema dos Substantivos


Todos os seres do mundo,
Têm um nome ... Ah! Têm sim!
Sejam grandes ou pequenos,
Sejam inertes ou vivos,
Na Gramática são chamados:
Classe dos “
Substantivos

Podem ser 
próprios ... assim:Pedro, Belém Pará!
Também 
comuns podem ser:Homem, mulher, vatapá!Simples ... quando tem um só vocábulo
Como os que foram citados
Mas, se tiverem mais de um, (vocábulo)
Compostos, são assim chamados!
(couve-flor, girassol...)

Denominados “Concretos
Se existirem sozinhos!
Como os que citei acima.
Mas podem ser “
Abstratos
Se para eles existirem...
Dependerem do Concreto!
São 
ações, são sentimentos...
Como: 
amor ... bondade ... afeto!!...

Existem os “
Primitivos
Como:
 pedraferro e terra...
Já ... 
pedreiraferreiro e terraço...Derivados eles são!
Ainda temos um grupo
Chamados de “
Coletivos
Pois ... indicam coleção!
Como 
bandaclasseesquadrilha...Enxame... constelação!

A classe dos substantivos,
Têm muitas variações!
Em 
gêneronúmero e grau!
Por isso, para aprender
Precisamos estudar muito!
Com atenção e vontade...
Para melhor, entender!

(
Profª Maria Marlene)

Conhecimento

Represa
Construção natural ou artificial destinada a barrar e regular águas correntes ou águas para geração de energia elétrica.

 
Hidrelétrica
 

A energia elétrica que consumimos vem de uma usina hidrelétrica.
As usinas hidrelétricas geram essa energia através de geradores que utilizam a força das águas em movimento para acionar suas turbinas.
Numa usina hidrelétrica, a barragem é necessária para represar a água do rio.


Linhas de Transmissão
A energia gerada numa hidrelétrica é transformada em corrente elétrica que é transportada pelas linhas de transmissão para as residências e indústrias. Essas linhas são instaladas sobre torres metálicas.

www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Oito maneiras de estimular o aprendizado

1 – Ação – Reflexão – Ação
Levando em conta a dimensão prática que deve existir  e a necessidade da construção da autonomia intelectual dos estudantes, esse princípio enfatiza que todo fazer implica uma reflexão e toda reflexão implica um fazer (ainda que este não se materialize). O aluno deve saber fazer e compreender o que faz. Através de procedimentos de observação, reflexão e registro destas observações com oportunidade de discutir sobre a prática à luz da teoria e vice-versa.
2 – Aprendizagem Significativa
Ao privilegiar atividades que levem em conta as experiências prévias dos alunos e estabelecer relações entre o conhecimento e situações da realidade prática, os professores ancorarão o novo conteúdo a estruturas de aprendizagem significativa. Através da contextualização dos conteúdos, relacionados a experiências do cotidiano, esse princípio também promoverá o relacionamento entre teoria e prática.
O trabalho pedagógico deverá caracterizar-se pelo envolvimento dos estudantes em pesquisas e atividades de investigação, buscando nas vivências dos indivíduos, no seu contexto socioeconômico e cultural, um caminho para educar, considerando-o como um ser que age e interage com o meio.
3 – Resolução de Situações – Problema
O processo de ensino-aprendizagem baseado em situações-problema está organizado em torno da superação de um obstáculo que oferece resistência e leva o aluno a investir conhecimento anterior, bem como suas representações, de maneira que tudo isso conduza à elaboração de novas ideias.
Nas estratégias centradas nas situações-problema, o aluno é instado a participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir novas competências. Tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicar seus raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender, de memorizar e de comunicar. Com esse princípio em ação, espera-se que o aluno torne-se um prático-reflexivo.
4 – Relação Teoria – Prática
Devem-se privilegiar estratégias de integração teoria-pratica utilizando procedimentos de reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, através do estímulo constante do raciocínio, sejam para questões individuais ou coletivas. Tendo em vista as competências que articularão a formação profissional garantida pela graduação, há necessidade de relacionar constantemente a teoria à prática, sem que haja prevalência entre ambas, mas favorecendo a articulação natural entre as duas dimensões.
5 – Cooperação
Contrapondo a tendência individualista e competitiva da sociedade pós-moderna, as atividades coletivas em situações de ensino aprendizagem fortalecem a interação entre os pares, estimulando a colaboração e a participação ativa.
A associação entre os alunos para desenvolverem atividades de pesquisa, discussões de temas, construção de projetos de aprender através de empreendimentos é mais acentuada – Êxito que a intervenção isolada do professor muitas vezes não alcança.
6 – Autonomia
Dando ênfase a atividades que valorize a atuação do aluno, levando em conta suas experiências pessoais, seus conhecimentos prévios e sua capacidade de tomar decisões e fazer escolhas, a autonomia é construída e promovida o crescimento do indivíduo bem como da coletividade.
Através da elaboração de projetos pessoais, desenvolve-se o pensamento autônomo, indispensável para o domínio das competências necessárias para o exercício da vida profissional e da inserção social.
A capacidade de pensar por si mesmos, sem serem conduzidos ou dirigidos por outros, e o autocontrole, ao invés do controle externo, são essenciais para o desenvolvimento intelectual e moral, objetivos primordiais da educação cristã.
7 – Interdisciplinaridade
A necessidade de um trabalho pedagógico integrado em que não haja compartimentalização de conhecimentos, com uma vidente hierarquização de conteúdos e disciplinas, é um fator indispensável para que os discentes construam significados em sua aprendizagem.
A interdisciplinaridade é o modo de superar a fragmentação do ensino e exige uma interação entre os docentes, num esforço conjunto de integralizar as diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, os discentes são levados a compreender a articulação dos saberes.
8 – Integração entre o Saber X Saber Fazer X Ser
O ensino se torna eficaz na medida em que o docente é capaz de estabelecer a integração entre o conteúdo e os valores por ele definidos e vividos, tornando o aprender significativo e útil para a vida. Deve o docente falar daquilo que conhece daquilo que sente e daquilo que vive.
A coerência entre o que crê e faz, o habilitará a ser uma influência como modelo no estilo de vida e competência profissional, conforme preconizado pela Filosofia Cristã de Educação.
Cada docente deve buscar sistematicamente, em seu campo de conhecimento, o ser e o fazer, e promover a integração da forma intencional, bem como estimular seus alunos o fazerem.

Oito maneiras de estimular o aprendizado

1 – Ação – Reflexão – Ação
Levando em conta a dimensão prática que deve existir  e a necessidade da construção da autonomia intelectual dos estudantes, esse princípio enfatiza que todo fazer implica uma reflexão e toda reflexão implica um fazer (ainda que este não se materialize). O aluno deve saber fazer e compreender o que faz. Através de procedimentos de observação, reflexão e registro destas observações com oportunidade de discutir sobre a prática à luz da teoria e vice-versa.
2 – Aprendizagem Significativa
Ao privilegiar atividades que levem em conta as experiências prévias dos alunos e estabelecer relações entre o conhecimento e situações da realidade prática, os professores ancorarão o novo conteúdo a estruturas de aprendizagem significativa. Através da contextualização dos conteúdos, relacionados a experiências do cotidiano, esse princípio também promoverá o relacionamento entre teoria e prática.
O trabalho pedagógico deverá caracterizar-se pelo envolvimento dos estudantes em pesquisas e atividades de investigação, buscando nas vivências dos indivíduos, no seu contexto socioeconômico e cultural, um caminho para educar, considerando-o como um ser que age e interage com o meio.
3 – Resolução de Situações – Problema
O processo de ensino-aprendizagem baseado em situações-problema está organizado em torno da superação de um obstáculo que oferece resistência e leva o aluno a investir conhecimento anterior, bem como suas representações, de maneira que tudo isso conduza à elaboração de novas ideias.
Nas estratégias centradas nas situações-problema, o aluno é instado a participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir novas competências. Tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicar seus raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender, de memorizar e de comunicar. Com esse princípio em ação, espera-se que o aluno torne-se um prático-reflexivo.
4 – Relação Teoria – Prática
Devem-se privilegiar estratégias de integração teoria-pratica utilizando procedimentos de reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, através do estímulo constante do raciocínio, sejam para questões individuais ou coletivas. Tendo em vista as competências que articularão a formação profissional garantida pela graduação, há necessidade de relacionar constantemente a teoria à prática, sem que haja prevalência entre ambas, mas favorecendo a articulação natural entre as duas dimensões.
5 – Cooperação
Contrapondo a tendência individualista e competitiva da sociedade pós-moderna, as atividades coletivas em situações de ensino aprendizagem fortalecem a interação entre os pares, estimulando a colaboração e a participação ativa.
A associação entre os alunos para desenvolverem atividades de pesquisa, discussões de temas, construção de projetos de aprender através de empreendimentos é mais acentuada – Êxito que a intervenção isolada do professor muitas vezes não alcança.
6 – Autonomia
Dando ênfase a atividades que valorize a atuação do aluno, levando em conta suas experiências pessoais, seus conhecimentos prévios e sua capacidade de tomar decisões e fazer escolhas, a autonomia é construída e promovida o crescimento do indivíduo bem como da coletividade.
Através da elaboração de projetos pessoais, desenvolve-se o pensamento autônomo, indispensável para o domínio das competências necessárias para o exercício da vida profissional e da inserção social.
A capacidade de pensar por si mesmos, sem serem conduzidos ou dirigidos por outros, e o autocontrole, ao invés do controle externo, são essenciais para o desenvolvimento intelectual e moral, objetivos primordiais da educação cristã.
7 – Interdisciplinaridade
A necessidade de um trabalho pedagógico integrado em que não haja compartimentalização de conhecimentos, com uma vidente hierarquização de conteúdos e disciplinas, é um fator indispensável para que os discentes construam significados em sua aprendizagem.
A interdisciplinaridade é o modo de superar a fragmentação do ensino e exige uma interação entre os docentes, num esforço conjunto de integralizar as diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, os discentes são levados a compreender a articulação dos saberes.
8 – Integração entre o Saber X Saber Fazer X Ser
O ensino se torna eficaz na medida em que o docente é capaz de estabelecer a integração entre o conteúdo e os valores por ele definidos e vividos, tornando o aprender significativo e útil para a vida. Deve o docente falar daquilo que conhece daquilo que sente e daquilo que vive.
A coerência entre o que crê e faz, o habilitará a ser uma influência como modelo no estilo de vida e competência profissional, conforme preconizado pela Filosofia Cristã de Educação.
Cada docente deve buscar sistematicamente, em seu campo de conhecimento, o ser e o fazer, e promover a integração da forma intencional, bem como estimular seus alunos o fazerem.

Jóias Literárias

Intensa
Martha Medeiros
Eu sou assim, ligada na tomada
sempre querendo encontrar uma razão pra tudo.
Pessoas como eu sofrem mais.
Se decepcionam mais...
Por outro lado crescemos...
Evoluímos....
Amadurecemos...
Nada é estático em nossas vidas,
nada é à toa...
Tudo ganha uma compreensão,
tudo é degrau, tudo eleva...

Saudade
     Caio F Abreu
E me dá uma saudade irrracional de você.
Uma vontade de chegar perto, de só chegar perto, te olhar sem dizer nada,
talvéz recitar livros, quem sabe só olhar estrelas...
Dizer que te considero, pode ser por um ano, por uma vida, por um mês, ou quem sabe,
por uma vida toda...
E que hoje, só por hoje ou a partir de hoje, de ontem, de sempre e de nunca é sincero.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nossa História...

O Nosso Brasil

As Principais Inovações Tecnológicas

Diário de Bordo: Viagens Marítimas

Navegadores e Rotas Marítimas

6º Ano - Vocês são joias raras









Religiões

Os Hebreus em Música

Povos Hebreus

Principais Cidades Fenícias

Fenícios e Hebreus