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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

2ª Guerra Mundial - Mapa da Guerra



 Mapa animado da Segunda Guerra Mundial. CLIQUE NO MAPA para ver a animação.
 

Pré-História - Infográfico



Clique na imagem para assistir o infográfico sobre Pré-História e Origem dos Povos.

Jogo do Arqueólogo

Jogo bem legal para as séries iniciais

JOGO DO CASTELO

 
 

Árabes e Islamismo: 7ª série

Atividade:
Produza numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre o Islã com desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do vídeo, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no vídeo. Seu cartaz deverá ter margem e título.
Bons Estudos!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vídeo II Guerra: Regimes Totalitários - 8ª série

O filme é um documentário que mostra a visão do Governo americano sobre a invasão japonesa na Manchúria, a conquista da Etiópia pelos italianos, e o início da movimentação das tropas nazistas em direção ao Leste Europeu.
Após assistirem, analisem e relacionem com o que foi estudado sobre a Segunda Guerra Mundial. Fale sobre os ideais nazistas e como o mundo seria afetado por seus planos obscuros. No caderno descreva a concepção segregacionista e a intolerância presentes no nazismo e formas de segregação. Relate como o racismo serviu como justificativa para o genocídio de povos e como legitimação da guerra.
Bons Estudos!

II Guerra: mapa - 8ª série

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

África: leitura e questionário - 8ª série


Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. A divisão do continente para exploração ocorreu na Conferência de Berlim, na Alemanha em 1885, nessa fizeram parte Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.

A partir dessa conferência ficou definida a divisão geográfica dos respectivos territórios a serem explorados. O processo de exploração das colônias africanas durou muito tempo, as conseqüências atuais são derivadas de vários fatos históricos, sobretudo, da exploração.

No início do século XX, somente a Libéria havia alcançado a independência política em todo continente, isso prova o grau de dependência em relação às metrópoles e também o nível de atraso em desenvolvimento tecnológico, industrial e econômico em comparação aos outros continentes. O processo de independência das colônias em relação às metrópoles européias é denominado historicamente como descolonização.

Doravante a esse período, teve início uma modesta iniciativa de instaurar a independência e autonomia política das colônias, os primeiros a contemplar tal feito foi o Egito nos anos 20, além da África do Sul e Etiópia, ambos nos anos 40.

Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico.

O enfraquecimento econômico e político de grande parte dos países europeus, especialmente aqueles que detinham colônias na África, foram aos poucos perdendo o controle sobre os territórios de sua administração.

Esse fato deixa explícito que a perda de territórios se desenvolveu somente pelo motivo de reconstrução que muitos países necessitavam executar, assim não podendo designar forças e recursos para o controle das metrópoles.

Aliado à questão da guerra, surgiram grupos e movimentos que lutavam em busca da independência política, essa onde libertaria se dispersou por todo o continente e perdurou por vários anos. Posteriormente, o resultado foi a restituição dos territórios e surgimento de pelo menos 49 novas nações africanas.

Porém, a luta pela independência se intensificou na década de 60, sempre marcada pelo derramamento de sangue, uma vez que nunca havia atos pacíficos.

Mesmo com todas as adversidades, os países foram alcançando sua independência política, no entanto, a divisão dos territórios ficou definida a partir da concepção européia que não levou em consideração as questões de ordem étnicas e culturais, desatenção que desencadeia uma série de conflitos em distintos lugares da África, isso por que antes dos europeus as tribos tinham suas próprias fronteiras e todos se respeitavam. Com a instauração das novas fronteiras algumas tribos foram separadas, grupos rivais agrupados, entre outros fatos que colocaram em risco a estabilidade política na região.

Depois de longas décadas de lutas para alcançar a autonomia política e econômica, hoje a África conta com 53 territórios independentes, salvo o Saara Ocidental, que é um território de domínio do Marrocos.
Por Eduardo de Freitas

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/descolonizacao-africa.htm

QUESTIONAMENTOS: caderno
1 – Quais as causas dos conflitos armados na África?
2 – Qual a ideologia dos europeus utilizadas para justificar a colonização africana?
3 – O que foi a Conferência de Berlim?
4 – Que consequências sociais e econômicas do processo de descolonização.
5 – Aponte semelhanças e diferenças entre o processo de colonização e descolonização da África e do Brasil.

sábado, 27 de outubro de 2012

Fala galera! Lindo demais...
Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos pela dedicação ímpar no “Projeto HQs no Ensino da História - História Local”.
O assunto foi instigante e despertou o interesse da garotada do Marechal, confesso,  já havia a vontade de trabalhar a história local, porém foi no curso – História em Quadrinho, como trabalhar esta temática – em 05/03/2012, com o orientador Norton Nicolazzi Júnior do Sistema Aprende Brasil  que adentramos neste universo de linguagem fácil e estimulante para o jovem.
O trabalho foi desenvolvido em período extraclasse e levou aproximadamente 6 meses para ser concluído. O principal foco era tornar os alunos produtores, que experimentassem o papel de historiadores e acima de tudo conhecessem a história da comunidade onde se situa a escola.
Ajudei-os a montar e pesquisar os textos, fotos e documentos do acervo da unidade escolar, bem como em meu livro, Rememória das Comunidades de Piratuba. Já os desenhos ficaram a cargo dos alunos, empenho e bom humor foram a chave para o sucesso.
Este projeto absorveu meus dias, entretanto, demonstra as mentes brilhantes e habilidosas que temos nos bancos escolares e muitas vezes nem as percebemos, e elas estão por aí, a espera de um motivo para desenvolver todo o seu potencial.  Esta Hq tem fundo histórico e nos transportam para um lugar que não cabe nem em nossa imaginação, porque está guardada nos porões da memória daqueles que vivenciaram uma realidade pretérita a nossa.
Boa Leitura! Bom Aprendizado!

O ensino de História Local pelos quadrinhos
































terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vídeo: Desenho Animado - Nazismo


1. Assista ao desenho;
2. Descreva as características do ideário nazista presentes no desenho;
3. Escolha um dos membros do governo nazista e escreva uma pequena biografia.
4. Quais os símbolos nazistas você identifica no desenho? Descreva-os.

5. O que é a nazilândia?
6. O que você achou do desenho? Ele, o desenho, contribuiu de alguma forma para o seu aprendizado? Justifique.
7. Data para a entrega do exercício: 30/10/2012.
                                                            Bons Estudos

6º ano em dois tempos





ALUNOS NA PRODUÇÃO DIRIGIDA COM DINÂMICA: Europeus e Indígenas




Desenhos na metodologia da História do Brasil:6º ano