Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Fala galera! Lindo demais...
Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos pela dedicação ímpar no “Projeto HQs no Ensino da História - História Local”.
O assunto foi instigante e despertou o interesse da garotada do Marechal, confesso,  já havia a vontade de trabalhar a história local, porém foi no curso – História em Quadrinho, como trabalhar esta temática – em 05/03/2012, com o orientador Norton Nicolazzi Júnior do Sistema Aprende Brasil  que adentramos neste universo de linguagem fácil e estimulante para o jovem.
O trabalho foi desenvolvido em período extraclasse e levou aproximadamente 6 meses para ser concluído. O principal foco era tornar os alunos produtores, que experimentassem o papel de historiadores e acima de tudo conhecessem a história da comunidade onde se situa a escola.
Ajudei-os a montar e pesquisar os textos, fotos e documentos do acervo da unidade escolar, bem como em meu livro, Rememória das Comunidades de Piratuba. Já os desenhos ficaram a cargo dos alunos, empenho e bom humor foram a chave para o sucesso.
Este projeto absorveu meus dias, entretanto, demonstra as mentes brilhantes e habilidosas que temos nos bancos escolares e muitas vezes nem as percebemos, e elas estão por aí, a espera de um motivo para desenvolver todo o seu potencial.  Esta Hq tem fundo histórico e nos transportam para um lugar que não cabe nem em nossa imaginação, porque está guardada nos porões da memória daqueles que vivenciaram uma realidade pretérita a nossa.
Boa Leitura! Bom Aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário